Quando buscar terapia? O atendimento psicológico poderia realmente me ajudar? Seria melhor buscar um psicólogo homem ou uma psicóloga mulher?
Durante décadas, a ideia de procurar um psicólogo sempre foi associada a momentos em que as pessoas estão passando por problemas graves. Mas será que é preciso esperar que a situação fique grave?
Sem dúvidas, as questões que mais aparecem nos consultórios são relacionadas a sentimentos de tristeza ou ansiedade persistentes; dificuldade em lidar com mudanças ou traumas; problemas de relacionamento, seja amoroso ou parental; comportamentos ou hábitos prejudiciais; o sentimento de estar sobrecarregado, e claro, alguns são encaminhados após uma consulta com um psiquiatra.
No entanto, há também muitos que simplesmente procuram se entender mais, ou buscam o tão sonhado autoconhecimento. Afinal, é esperado que quem sabe por que faz o que faz, consiga também mudar o que está fazendo, consiga crescer e entender muito mais os outros.
A verdade é que, por mais que esses sejam de fato os motivos que mais levam as pessoas a buscar terapia, não existe uma lista ideal de motivos que indiquem que alguém precise de terapia. Isso porque o momento de procurar terapia é o momento em que você decidir que quer, ou o momento em que se cansar de viver do jeito que vive, pensar do jeito que pensa, ou o momento em que não consegue se entender e não se reconhece mais, ou o momento em que quer ser alguém diferente. O momento ideal de procurar um psicólogo ou uma psicóloga é aquele em que você decide ser melhor, ser mais.